(92)98421-7829 (WHATSAPP) | mapademanaus@pmm.am.gov.br    

PERGUNTAS FREQUENTES

O projeto Mapa de Manaus da prefeitura possui três etapas. Na primeira, um avião sobrevoará a cidade para realizar um levantamento fotográfico de alta resolução. No segundo momento, um veículo, devidamente equipado, irá percorrer as ruas de Manaus para realizar um levantamento fotográfico com imagens em 360⁰. Por fim, cadastradores, identificados com coletes, bonés e crachás, irão percorrer a cidade para atualizar as informações cadastrais dos imóveis. Os dados coletados serão consolidados e posteriormente disponibilizados por meio de um sistema único para a sociedade e gestores municipais.
Não necessariamente. Você pode atendê-lo em seu pátio. Caso haja necessidade de medição de área, ele deverá passar por dentro do imóvel até acessar o ponto a ser medido, desde que devidamente autorizado pelo proprietário. IMPORTANTE: quando o cadastrador bater à sua porta, verifique se ele está devidamente identificado com uniforme (boné e colete verdes) e crachá, para assim permitir a entrada. Se tiver alguma dúvida, ligue para a Central do Manaus Atende, no número 156, ou entre em contato conosco pelo Whatsapp (92) 9408-0156. Todo o processo leva poucos minutos e vai servir de base para conhecer a realidade do seu bairro ou da sua localidade. Portanto, sua colaboração é muito importante nesta etapa do cadastramento.
Sim. Forneça os dados solicitados pelo cadastrador. As informações servirão para identificar o proprietário do imóvel e desta forma facilitar o contato. Informe ao cadastrador seu e-mail, telefone e documentos, como RG e CPF, além do comprovante de titularidade do imóvel (matrícula/transcrição, escritura pública, contrato de compra e venda, ou outro documento de posse) para que ele copie digitalmente. Caso você não tenha título pleno do imóvel, esta informação servirá de base para um futuro programa de regularização fundiária.
Não. Em hipótese alguma forneça seus dados financeiros ou dos demais integrantes da sua família.
Não. O Programa Mapa de Manaus irá enviar notificações a todos os proprietários de imóveis com inconsistência em seus dados cadastrais. O contribuinte, munido desta notificação, poderá dirigir-se ao setor de cadastro da Semef para esclarecimentos sobre as divergências constatadas.
Um veículo equipado com câmeras que tiram fotos em 360 graus vai passar em todas as ruas da cidade. Na visita, o cadastrador pode solicitar sua autorização para refazer alguns registros fotográficos.
Não. Caso você receba algum comunicado de atualização cadastral, poderá dirigir-se ao setor de cadastro da Semef e levar a planta do seu imóvel. Neste caso, quanto mais informações repassar ao atendente, como matrícula/transcrição do Registro de Imóveis, contratos, projetos, plantas, etc., mais agilidade no atendimento você terá.
As únicas informações que o cadastrador precisará perguntar serão as do próprio contribuinte. As demais serão identificadas visualmente através das características do imóvel. Desta forma, se você é o proprietário, basta apresentar documentos de identificação pessoal e de titularidade do imóvel.
Sim. Em alguns casos, o contribuinte não possui documentos que o caracterizam como proprietário, mas possui o imóvel e mora nele. Neste caso, classifica-se como ‘possuidor a qualquer título’.
Se você tiver os dados pessoais do proprietário, sim. Caso contrário, informe o nome do dono ou da imobiliária que administra o imóvel. No entanto, as demais informações relativas às características da propriedade, a serem identificadas visualmente, deverão ser repassadas ao cadastrador.
Todo município deve ser ordenado a partir do reconhecimento de seu espaço físico. O Mapa de Manaus vai dar suporte ao planejamento e à gestão pública municipal. Qualquer decisão, política ou intervenção visando a melhoria da qualidade de vida da população, deve estar baseada em princípios técnicos. Ao adotar esta ferramenta, a administração da Prefeitura de Manaus garante mais eficiência nas práticas de gestão como: distribuição mais eficiente do transporte público, coleta de lixo, unidades de saúde e escolas. Toda a população colhe os benefícios.
A cidade é um organismo vivo, em permanente evolução. Suas informações precisam estar atualizadas e é isso que o Mapa de Manaus irá fazer. A maioria das instituições monta seu cadastro e atua de forma independente, perdendo recursos e causando grande confusão na vida do cidadão. As instituições públicas ou privadas que planejam e fazem a gestão do município devem ter obrigatoriamente a mesma base cartográfica cadastral para trabalhar juntas e pensar nas ações de modo organizado. A ideia é que o Mapa de Manaus seja partilhado por várias instituições públicas e privadas. A integração do banco de dados a outros órgãos gestores da administração municipal, aliada aos prestadores de serviços é sinônimo de sucesso, economia e eficiência administrativa, bem como de rapidez no atendimento às demandas da população.
O Mapa de Manaus também pode ser definido como um instrumento que regula o solo no âmbito territorial de sua competência, por meio do registro oficial das informações que definem uma propriedade: localização, tipo, área, utilização, valor e direito. Esse registro deve possibilitar a identificação da propriedade na sua forma mais atual. Assim é possível demarcar a existência da cidade, sua constituição real e concreta.
As equipes de medição retornaram as suas atividades no mês de maio de 2021. Além das informações divulgadas na mídia e dos informativos distribuídos via Correios, um carro de som passará pelos bairros de acordo com o cronograma de visitas, informando sobre a presença dos cadastradores. Casa residência será visitada uma única vez, podendo ocorrer até duas revisitas para conferência de dados. Os cadastradores realizarão suas atividades nos horários de 8h00 às 14h00 horas, de segunda à sábado.
As visitas deverão ser realizadas em um período de 18 (dezoito) meses, tempo que poderá ser encurtado com a agilidade das equipes em campo.
Por meio do endereço eletrônico mapademanaus@pmm.am.gov.br. Pelos telefones: 3030-2036/ whatsapp (92) 98421-7829, ou ainda pelo canal de comunicação do Manaus Atende, discando 156, de segunda à sexta-feira de 7h30 às 14h00.





Voltar